viernes, 25 de marzo de 2011

Manifestações do Espírito Libertador...

Charles, Carlos Roberto de Oliveira; Boff, Lina. Manifestações do Espírito Libertador no Continente da Esperança: uma perspectiva de José Comblin. Rio de Janeiro, 2011. 156p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Resumo -Diversas são as manifestações do Espírito Santo nas pessoas, no mundo, na história e na Igreja. Na América Latina, em meio a uma realidade de opressão/dominação, vida/morte, o Espírito de Deus se manifesta na forma da ação transformadora, libertando, produzindo vida e a conduzindo para sua plenitude. Neste contexto eclesial, as pequenas comunidades suscitadas pelo Espírito nutrem a esperança de um porvir diferente, feliz e realizado, já presente nos sinais da experiência que fazem de Deus. O presente trabalho acadêmico pretende demonstrar esta manifestação do Pneuma Divino que age, liberta, desperta a palavra, forma comunidade e, por fim, gera vida nova. A perspectiva teológica de José Comblin abre possibilidades de reflexão para esta manifestação libertadora do Espírito Santo, iluminando uma prática eclesial comprometida com o amor e a justiça, configuração de uma nova espiritualidade marcada pela vida solidária, pela fé partilhada e pela esperança consolidada.

Palavras-Chave: Manifestação; Espírito Santo; Libertação; Vida; Esperança; Comunidade; Ação; América Latina; José Comblin.

1 comentario:

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - JF dijo...

O texto acima reflete a apresentação e aprovação da Dissertação de Mestrado defendida por Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles,OFMConv, da Custódia Imaculada Conceição do Rio de Janeiro, Brasil, em 21 de março de 2011. Maiores informações, contatar o autor: freicarloscharles@bol.com.br

SALUDOS DE BIENVENIDA

¡Paz y Bien! Queridos Hermanos les saludo muy cordialmente.
fr. Darío