martes, 14 de septiembre de 2010

Cantico das Criaturas


Estimados Hermanos, con mucha alegría quisieramos presentarles a un hermano de Brasil, de la Custodia de Río de Janeiro, que es Fr. Carlos Roberto de Oliveira Charles. Él va a compartir con nosotros su texto, cuya temática la tenemos resumida abajo, en portugués. Las personas interesadas pueden solicitar el artículo completo vía e mail al mismo autor. De esta manera el Mirefalc quiere facilitar el intercambio cultural dentro de nuestra realidad de América Latina, para que sea compartida la riqueza de reflexión en nuestra área. Por lo tanto, invitamos a cuantos hayan producido o produzcan artículos o estudios sobre argumentos franciscanos, cristianos, filosóficos, etc. de interés general, sobretodo para frailes latinoamericanos, a enviar un resumen sobre el tema, con adjunto el correo electrónico, para los que deseen pedir el escrito en su entereza.


POESIA E MÍSTICA NO CÂNTICO DAS CRIATURAS: UM DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E TEOLOGIA EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv.

Brasil, agosto – 2010.

Disponível: freicarloscharles@bol.com.br

Resumo: Depois de uma análise literária e de um aprofundamento teológico sobre o Cântico das Criaturas, podemos afirmar, com tranqüilidade, que na expressão poética e mística de São Francisco há um espaço de encontro para a teologia e a literatura, que juntamente contribuem para uma leitura edificante e de implicações práticas na fé dos cristãos hodiernos. Neste sentido podemos ousar falar de uma teopoética franciscana, baseando-nos, certamente em reflexões de aproximação entre esses dois saberes. Nesta teopoética, literatura e teologia, fazendo um par como os pares do hino, Sol-lua; água-ar; fogo-terra, dançam a celebração do conhecimento, exalando mística e poesia.

O Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, manifesta-se tanto aos olhos da literatura quanto aos da Teologia, um texto carregado de sentido, cujo gênero literário, poético exprime uma experiência vivida e sentida por uma existência envolvida pelo Mistério de Deus.

Palavras-chave: poesia, mística, literatura, teologia, cântico da cristuras.

Extensão: 28 p.


No hay comentarios:

SALUDOS DE BIENVENIDA

¡Paz y Bien! Queridos Hermanos les saludo muy cordialmente.
fr. Darío